Como criar um cantinho da paz em casa?

Como criar um cantinho da paz em casa?

A proposta que Maria Montessori nos traz sobre a paz é muito profunda, ela viveu em uma época de guerra e refletiu muito sobre esse conceito. Montessori nos deixou um maravilhoso legado: mudando o nosso jeito de olhar para a criança podemos mudar o mundo.
A primeira guerra acontece em casa, o posicionamento de poder de pais frente aos filhos, tentando que façam nossa vontade, os colocando em posições inferiores: porque nós temos a razão, porque nós somos mais fortes, porque é nossa casa e as normas são nossas.
Essa herança que manifestamos de um jeito consciente ou inconsciente é o que mais vai atrapalhar os nossos filhos a serem seguros, confiantes e se sentindo conectados com seu propósito.

“Obediência imposta a uma criança pela força, tanto em casa como na escola, obediência que não reconhece os direitos da razão e da justiça, prepara-o para ser um adulto que se renuncia a qualquer coisa”. Maria Montessori

Como criamos a paz a começar pelo nosso lar? Oferecendo aos nossos filhos autonomia, um ambiente preparado e organizado, e respeitando o seu tempo, espaço e tarefas.
Nós adultos, com a nossa presença conectada, consciente e respeitosa podemos mudar o mundo, se permitirmos que os nossos filhos vivam de um jeito diferente, alicerçados com a paz.

A mesa da paz

table peace montessori

Fonte: http://montessorirestore.craftlaunch.com/pages/peacetable/


A mesa da paz é um elemento que representa essa mensagem de respeito e escuta. É criar um cantinho em casa para que cada um possa expressar suas emoções, todas elas, por igual. Ser escutado e acolhido.
Este espaço permite às crianças (e a família inteira) desenvolver a negociação, a inteligência emocional e a empatia. Nele colocaremos objetos que nos ajudem a identificar o cantinho e que favoreçam o relaxamento e o diálogo.
É um ambiente que cada um pode usar quando quiser ou convidar outra pessoa para ir junto e resolver um conflito. Lembrando que sempre é um convite e nunca uma obrigação.

O que podemos colocar neste cantinho?

O espaço tem que ser harmonioso e bonito. Escolha um lugar fixo em casa para colocar uma mesa pequena ou um banquinho. A mesa será utilizada unicamente para este objetivo e nela coloque coisas que transmitam paz:
Um relógio de areia/ampulheta: que pode ser utilizado para o momento em que cada um se expressa e também para observar a areia descer, ajudando a relaxar.
– Um instrumento da paz: pode ser uma pedra lisa ou uma bola lisa. Procure um objeto que possa ser utilizado para ficar nas mãos, que transmita paz e que também possa ser utilizado para usar no momento entre fala e escuta quando for preciso negociar.
Uma campainha ou um gongo que soará quando chegarem a um acordo ou quando quiser transmitir que já finalizou o acontecimento.

Como apresentar o cantinho da paz?

Quando a criança estiver tranquila podemos apresentar a mesa deste jeito:
“Esta é a nossa mesa da paz, aqui qualquer um de nós pode vir, quando estivermos tristes ou aborrecidos, podemos nos sentar aqui, e podemos colocar o relógio e ver a areia cair, quando alguém está nesta mesa não pode ser incomodado.  Quer experimentar?”
A nossa dica é montar a mesa antes do seu filho estar pronto, monte para vocês, para a família, experimentem e se exercitem com ela. Quando o seu filho observar que todos da família a usam, certamente ele vai se interessar!
[box] Você quer saber mais? Sexta feira dia 16/02 às 15h a Flamingo Sour estará no Espaço Achadinhos (Rua Mateus Grou 576), para falar sobre a Mesa da Paz e como incorporar esse recurso em casa e ajudar na gestão de conflitos internos e externos. Nesta oficina vamos mostrar como esse recurso pode nos ajudar a implementar a disciplina positiva em casa e assim criar um ambiente mais comunicativo e acolhedor. Para inscrição entre em contato com flamingosour@gmail.com ou pelo WhatsApp (11) 94956-3271. [/box] [author] [author_image timthumb=’on’]https://www.mariarozas.com.br/wp-content/uploads/10445444_10152897037726525_5165459260761147677_n.jpg[/author_image] [author_info]María Rozas é mãe, pedagoga e terapeuta. Criou a Flamingo Sour para auxiliar famílias nas alterações e mudanças geradas com a vinda do novo ser! Sua visão se baseia nas pedagogias Montessori e Pikler, mas especialmente com um profundo respeito à maternidade, sabendo que cada mãe é o melhor para seu filho.[/author_info] [/author]

Sem Comentários

Deixe um comentário