DIY: Calendário para crianças pequenas

DIY: Calendário para crianças pequenas

Hoje trazemos um post prático e criativo! Com certeza vocês já perceberam que as crianças não tem noção de tempo. Elas não sabem o que significa amanhã, daqui a cinco minutos, ou que a coisa vai ser na quinta feira. Isso pode ser muito frustrante para elas e para nós. Só depois dos cinco anos a criança vai começar a entender os ritmos temporais, mas por enquanto podemos fazer algumas coisas para ajudá-las a antecipar os acontecimentos.
O calendário que nós conhecemos é uma representação abstrata que para as crianças pequenas não transmite nada, são números em quadrinhos brancos. O que podemos fazer é traduzir isso em um suporte mais interativo, manuseável, e intuitivo. Como? Com cores e representações das ações em fotos ou em desenho. Queremos que a criança perceba esse passo do tempo e do ritmo, de um jeito natural.
O calendário que elaborei tem identificados cada dia da semana em uma cor. A base é uma lâmina de goma EVA, mas serve qualquer uma que consiga dar estabilidade, e os dias são feitos em feltro, mas poderia ser cartolina.
Pintei uns pregadores de madeira das mesmas cores do feltro, tudo reaproveitando material de casa. E deixei eles pregados numa fita de feltro para a criança poder pegar uma em cada dia e colocar na cor correspondente.
final
Os eventos são aqueles que queremos antecipar e que definem o tipo de dia, para a criança não há diferença entre domingo e quarta, que é quando tem ou não escola. A escola é um dos eventos escolhidos porque marcam bem a rotina. Também colocamos se tem outra atividade no dia, se vai ter consulta da pediatra, aula de música, uma viagem, ou mesmo um aniversário. Esses eventos ficam marcados no calendário desde segunda feira, e a criança vai colocando o pregador, só isso, e vendo o que tem para acontecer nesse dia.
final (1)
Se vamos receber visitas de família nas férias pode ser legal colocar a foto das pessoas que vão ficar em casa. Ou as atividades que vamos realizar. As crianças perto dos dois anos estão no período sensível da ordem, as mudanças na rotina as afetam muito, e um jeito de ajudá-las a se prepararem para o que vai acontecer é usando o calendário.
Aproveitem as férias para fazer juntos e nos contem como foi!
[author] [author_image timthumb=’on’]https://www.mariarozas.com.br/wp-content/uploads/pp.jpg[/author_image] [author_info]María Rozas é mãe, pedagoga e terapeuta. Criou a Flamingo Sour para auxiliar famílias nas alterações e mudanças geradas com a vinda do novo ser! Sua visão se baseia nas pedagogias Montessori e Pikler, mas especialmente com um profundo respeito à maternidade, sabendo que cada mãe é o melhor para seu filho.[/author_info] [/author]
 
 
 
 
 

Sem Comentários

Deixe um comentário