IA Pikler: Sento o bebê ou espero ele sentar?

IA Pikler: Sento o bebê ou espero ele sentar?

No momento da introdução alimentar nos envolvemos com muitas questões, o grande foco geralmente é dar papinha ou fazer blw, mas pouco se fala sobre aonde vai acontecer esse momento da refeição e como de fato ela vai acontecer levando em consideração o corpo e maturidade do bebê.

Normalmente sentamos o bebê no cadeirão sem mais.

Das premissas que mais defendo é que precisamos enxergar o bebê como um ser competente e capaz, permitir que ele conquiste seu desenvolvimento motor e se movimente em liberdade.

Uma vez tomamos consciência disso e sabemos que não podemos sentar o bebê, o que fazemos quando depois dos 6 meses ele tem interesse pela comida e queremos começar a introdução alimentar? Sentamos ele?

Não! Na abordagem Pikler se fala muito sobre isso, e a resposta é sempre a mesma, não sentamos o bebê no cadeirão enquanto ele ainda não sentar por si mesmo.

Se você observa o bebê sentado no cadeirão antes disso verá que está fazendo um esforço enorme para se manter reto e em equilíbrio,  ele ainda não senta sozinho, e por isso ele não deveria estar sentado, simples assim.

Vamos lembrar que junto desse esforço ele também está começando a se alimentar com sólidos. São novos sabores, texturas, habilidades para adquirir e não merece que essa experiência, que deveria ser gratificante e acontecer com calma e atenção, seja forçada e tensa.

Observo muitos bebês que ficam estressados por se manter em posições que não conquistaram ainda.

Mas afinal de contas, o que fazer?

A alternativa que acredito ser mais adequada é alimentar o bebê no colo, bem apoiado, relaxado, envolvido pelo nosso corpo, para que a alimentação possa acontecer com a calma e atenção merecida. Quando o bebê está bem posicionado no colo consegue nos olhar e também se alimentar.

 

O bebê participa na sua alimentação desde o começo da vida, pedindo o que precisa e trocando olhares de satisfação. Essa troca não para quando começa a IA, você perceberá que seu bebê gosta de pegar a comida com a mão e o copo com água. Ofereça o copo de vidro pequeno, adaptado a sua mão, pegando ele por baixo para o bebê ter espaço para segurar. A transparencia do vidro permite que o bebê enxergue o conteúdo quando ele chega até a borda.

Se você tem dúvidas sobre a Introdução Alimentar de acordo com o olhar Pikler entre em contato comigo.

Abraço,

Maria Rozas.

Sem Comentários

Deixe um comentário